sábado, 23 de julho de 2016

Belém (PB) despenca no ranking de desenvolvimento municipal

Clique na imagem para amplia-la

O município de Belém, no Agreste Paraibano, obteve um resultado negativo em um dos mais importantes índices de medição de desenvolvimento municipal realizados no país: o Índice Firjan. Dados mais recentes apontam o recuo no desenvolvimento municipal de Belém, que vinha em crescimento até o ano de 2012, último ano do mandato do ex-prefeito Roberto Flávio.

Na primeira medição do Índice Firjan, em 2005, que coincidiu com o primeiro ano do mandato de Roberto Flávio, Belém ocupava o 136º lugar, dentre os 223 municípios paraibanos, com o índice de 0.3977. Já em 2012, último ano do mandato de Roberto, Belém melhorou de posição e foi para o 111º lugar, com o índice em 0.5663.

Por outro lado, o recente índice Firjan, divulgado no início deste ano, referente apenas aos dados municipais de 2013, primeiro ano de mandato do atual gestor, mostrou que o índice de Belém caiu para 0.5415, despencando para a 164ª colocação dentre os municípios do estado da Paraíba. No ranking dos municípios brasileiros, também comparando aos anos de 2012 e 2013, a queda foi ainda mais forte: da 4045ª posição, Belém despencou para a 4552ª. O pior resultado desde a primeira medição realizada pela Firjan.

O índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de desenvolvimento de cada município. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.

O IFDM – Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal – é um estudo do Sistema FIRJAN [Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro] que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego e renda, Educação e Saúde.

Com informações da FIRJAN

Nenhum comentário: