Páginas

sexta-feira, 22 de julho de 2016

Padre Zezinho alerta os jovens católicos sobre o extremismo religioso-partidário

Postagem no perfil do Pe. Zezinho no facebook

“Cabecinhas envenenadas” foi a expressão utilizada pelo Padre Zezinho, um dos maiores cantores e compositores da Igreja Católica no Brasil, após receber comentário ofensivo numa postagem em que homenageou dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito de São Félix do Araguaia (MT).

Padre Zezinho alerta sobre posicionamentos de alguns jovens católicos que reproduzem um discurso religioso-partidário extremista e anacrônico de grupos minoritários que ainda pensam que estamos vivendo a época da Guerra Fria, entre capitalistas, “os do bem”, e comunistas, “os do mal”, discurso totalmente fora da realidade. Vale lembrar que são os mesmos grupos extremistas que atacam o magistério do Papa Francisco.

Confira a postagem do Pe. Zezinho, publicado em seu perfil no Facebook, com o acréscimo de um novo comentário publicado nesta sexta-feira:

CABECINHAS ENVENENADAS!

Postei uma foto de um bispo [Dom Pedro Casaldáliga], um dos maiores profetas da Igreja no Brasil, já idoso e alquebrado de tantos trabalhos pelo Reino. A Igreja do Brasil e do Mundo reconhece sua coragem de denunciar injustiças contra os pobres.

Uma das respostas de um rapaz mais dogmático do que o Concílio Vaticano o chamava de herege que veio estragar a Igreja Católica!

Mas o rapaz nunca o viu, nunca falou com ele, nunca leu nada dele, e nem sabe quase nada do que ele fez. No máximo leu manchetes de jornais não católicos. Mas afirma que Dom Pedro e Dom Hélder eram bispos comunistas que traíram a Igreja.

Pobre rapaz. O que dirá ele se Dom Hélder for beatificado? O que dirá se ler a biografia de Santo Atanásio, São João Crisóstomo e outros santos que se opuseram ao sistema corrupto do seu tempo? E o que dirá se ler Oseas, Amós e Jeremias? Eles não aceitaram os governos do seu tempo nem os opositores. Queriam justiça e não partidários!

Alguém o jogou contra estes bispos que lutaram pela justiça em favor dos pobres.

Os dois e Dom Paulo [Evaristo Arns] são acusados de fazer política de esquerda.

Mas estes adversários não acham errado seus mestres fazerem política de direita! E é bom que saibam que existem milhares de padres e bispos que fazem política inspirados nas encíclicas de quase 12 papas desde Leão XIII.

E isto não é nem esquerda nem direita, é doutrina correta de solidariedade para com os mais desprotegidos pelos sistemas políticos do mundo.

A maioria dos bispos que conheci e conheço pregaram e pregam acima do viés partidário! São fiéis à doutrina social desde Leão XIII até Francisco!

Uma coisa é você escolher seu movimento, seus padres e seus bispos e o papa com quem mais sintoniza.

Outra coisa é agredir o padre, o bispo e o papa que você não ama e chama-los de comunistas e hereges!

Quem faz isso perdeu sua perspectiva de catolicismo e de Reino de Deus.

6 comentários:

Cesar Augusto de Oliveira disse...

Boa, "Profeta"!!! solidariedade, respeito, complacência e indignação com injustiças não são direta nem esquerda: são CRISTIANISMO...

José Tarcísio de Castro disse...

Hoje é dia de falar sobre a Santidade. que bom que o Padre Zezinho nos lembrou de vários "Homens" santos que nos ajudaram e ajudam a pensar a nossa caminhada. Nas Reses Sociais é comum muitos jovens, até mesmo, pessoas mais maduras tecerem comentários sem conhecer sobre o assunto. é muito triste, ver jovens fazendo certos comentários inócuos sobre assuntos ligados a Religião, até mesmo da própria Igreja Católica, sem ter o mínimo conhecimento, e mesmo assim disparam elucubrações infindáveis sem sentido e nexo. Deus nos ajude que, tenhamos mais Pedro Casaldaglia, Helder Câmara, Zezinho, nos ajudando no caminho da Santidade.
A Paz de Deus...

Roque disse...

Muito obrigado, Pe. Zezinho por expor esta opinião. Concordo plenamente com ela e também fico abismado com a forma de como tem gente que simplesmente ataca pessoas grandiosas como estes bispo que você citou por preconceitos injustificáveis. É difícil! Abraço!

Prof. Oskar Sobrinho disse...

Como disse Dom Helder Câmara a luta pelos pobres é Evangelho de Cristo.

Tisca, SJ disse...

Pior ainda, não conhece a Jesus de Nazaré quem também lutos contratos podres políticos e religiosos. Infelizmente muitos jovens simplesmente repetem discursos que escutam sem saber o que estão dizendo...

Unknown disse...

Que alegria ver padre Zezinho bem, manifestando sua voz profética contra os extremistas de direita. Só faltou uma palavrinha de advertência para o outro extremo do risco de hiperideologizacão esquerdizante q tb acomete muitos jovens e adultos despreparados. Deus o abençoe querido padre Zezinho de mãos bons tempos de juventude cristã ativa!