Páginas

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Santos Dumont ou Irmãos Wright: 14-Bis reacende polêmica

Por Cristiane Oliveira

O voo de uma réplica do 14 Bis no Maracanã durante a abertura dos Jogos Olímpicos reacendeu a polêmica entre brasileiros e americanos. Americanos se indignaram nas redes sociais com o destaque dado ao primeiro vôo de Santos Dumont em Paris. Para qualquer americano, quem inventou o avião foram os irmãos Wright.

Em 1906, Dumont, que já havia criado balões dirigíveis, sobrevoou com o 14 Bis o Campo de Bagatelle, em Paris, entrando para a história como o primeiro a decolar a bordo de um avião. Os irmãos Orville e Wilbur, no entanto, argumentaram mais tarde que foram eles os primeiros da história a levantar vôo. O que teria acontecido três anos antes, na cidade de Kitty Hawk, na Carolina do Norte.

Santos Dumont, em 1906, decolou com um aparelho mais pesado do que o ar. Seu 14-Bis, uma geringonça de 290 quilos e com um motor de 50 cavalos, subiu a uma altura de quase três metros. O vôo foi feito em público em um aparelho que saiu do chão e pousou por meios próprios. Já os irmãos Wright teriam voado 260 metros com seu Flyer, uma aeronave improvável de 300 quilos e com um motor de 12 cavalos, que decolara de uma colina. O feito, sem testemunhas, foi comunicado por telegrama.

Em 1908, os irmãos Wright voaram espantosos 124 quilômetros em público, na França, porém ainda sem decolar por meios próprios. O Flyer tinha problemas, era pesado, instável e com asas inclinadas para baixo, precisou de ventos fortes para fazer seu vôo, descendente, do alto de uma colina. Era um modelo que jamais poderia sair do chão sozinho. Há ainda a história da catapulta, que seria utilizada pelos Wrights para ajudar no vôo.

Primeiro avião produzido em série foi de Santos Dumont

Santos Dumont, no entanto, resolve uma das questões essenciais do vôo, que é tirar o avião do chão, dando a chave da decolagem. Além de ele ter executado isso publicamente, reconhecido por uma comissão internacional. E o primeiro avião a ser produzido em série na história, que inspirou o desenho de vários outros, foi uma invenção de Dumont: o Demoiselle, de 1907. Esse precursor do ultraleve teve seu projeto distribuído gratuitamente pelo brasileiro.

Portanto, ainda que os irmãos Wright tenham sido os primeiros a voarem, e a alcunha de "pai do avião" seja um exagero, a de "pai da aviação" é justíssima.

 

Fonte: Portal EBC

Nenhum comentário: