sábado, 20 de agosto de 2016

Sem apoio institucional, grupo de jovens de breakdance representa Belém (PB) em competições regionais

Performance do Grupo Break

Na última edição do Sarau Mistura Cultural, realizada no sábado passado, 13 de agosto, na Praça Seis de Setembro, em Belém (PB), um grupo de jovens belenenses apresentou uma performance de breakdance, estilo de dança de rua, do gênero musical hip hop, surgido nos Estados Unidos na década de 1970.

Formado por quatro jovens - Danilo, Marlon, Nicodemos e Rafael - o grupo break foi ganhando destaque em 2012, tendo a rodoviária municipal de Belém como ponto de ensaio e encontro com outros jovens da cidade que compartilhavam do mesmo estilo musical.

“Começou em 2012 quando nos reuníamos na rodoviária toda noite pra dançar. Começamos a competir em vários lugares, até fora da Paraíba. Uma vez em Natal (RN). Ganhamos nosso primeiro campeonato em Solânea (PB), no dia 27 de abril de 2014, e por aí vai. Em 2015, ganhamos o The Batle Of The School, em João Pessoa”, disse Danilo, um dos componentes do grupo.


Mesmo representando o município de Belém em competições dentro e fora da Paraíba, o Grupo Break vem desenvolvendo seu trabalho sem qualquer patrocínio ou apoio institucional, como lamentou o jovem Danilo ao Correio Belenense:

“Hoje, continuamos Marlon e eu, e uma galera que tá começando agora. Fazemos parte de um projeto chamado New Periphery que é em Belém e João Pessoa. Sempre que podemos, saímos para representar nossa cidade sem apoio algum do prefeito ou de vereadores, nem secretário de cultura.”

O único apoio que o Grupo Break vem recebendo é da Associação dos Universitários e Secundaristas de Belém (AUSB), entidade estudantil que promove o Sarau Mistura Cultural e abriu espaço para os jovens se apresentarem no referido evento multicultural do movimento.

Nenhum comentário: