Páginas

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Imprensa paraibana destaca derrota de Edgard Gama e desprestígio de Ricardo Marcelo em Belém (PB)

Ricardo Marcelo e Edgard Gama juntos em evento da campanha municipal de 2016. Foto: divulgação campanha/facebook

O resultado da eleição municipal deste ano, em Belém, no Brejo paraibano, continua repercutindo na imprensa da região. Portais de notícias, como o Expresso Paraíba (Mari), Focando a Notícia (Solânea), Fato a Fato (Guarabira), Serra da Raiz em Foco (Serra da Raiz), Mídia Paraíba (Serraria), Portal Arara (Arara), Portal Olhe (Dona Inês), entre outros, destacaram a vitória de Renata Christinne (PMDB) sobre o atual prefeito Edgard Gama (PSB).

“Alguns mais eufóricos se surpreenderam com o resultado das eleições 2016 em Belém, mas quem viveu de perto os quase 4 anos da gestão Edgar, sem fechar os olhos para a realidade do que acontecia não teve essa surpresa. [...] uma gestão que demorou ir ao encontro dos principais anseios do povo, [...] um governo impopular e político que não consegue ser do meio do povo não caminha muito não”, destacou o blogueiro Felipe Silva, do Serra da Raiz em Foco.

Já o Expresso Paraíba enfatizou o “desprestígio” do deputado Ricardo Marcelo em “sua principal base eleitoral no Brejo da Paraíba”, pois mesmo apoiando a candidatura à reeleição de Edgard Gama, juntamente com a sua irmã e empresária Aline Barbosa, proprietária da Indústria Alimentícia Três de Maio, sucumbiu politicamente com a terceira derrota consecutiva do seu grupo político em Belém.

“Derrota de aliado expõe 'desprestígio' de Deputado em sua principal base eleitoral no Brejo da Paraíba. Prestígio, poder e comando foi tudo o que faltou para o Deputado Estadual Ricardo Marcelo em sua principal base eleitoral, a cidade de Belém, no brejo da Paraíba, quando viu seu aliado político, o prefeito Edgar Gama (PSB) ser derrotado nas urnas por mais de mil votos de diferença pró Renata Cris,  ex-primeira Dama do município, candidata do PMDB. [...] Ao abrir as urnas no  final da tarde do domingo – 02 de outubro, o poderio situacionista foi derrotado por uma votação esmagadora”, publicou o Expresso PB.

Poucas semanas antes da eleição, alguns portais noticiaram o fortalecimento do “imbatível” grupo político liderado pelo dep. Ricardo Marcelo, como o site Parlamento PB:

“O atual prefeito de Belém, Edgard Gama (PSB), conseguiu um feito que parecia impossível. Vai receber o apoio do governador Ricardo Coutinho (PSB), líder político de seu partido, e também arrebatou a adesão do grupo capitaneado pelo deputado estadual Ricardo Marcelo (PMDB), cuja esposa, Crisneildes Rodrigues (PTB), desistiu de concorrer à prefeitura. O palanque de Edgard será o mais inusitado da Paraíba, reunindo os dois "Ricardos",  ferrenhos adversários”.

Às vésperas da eleição, o deputado Ricardo Marcelo ainda afirmou, na rádio comunitária Rua Nova FM, em Belém, que após “consultas internas” o seu grupo decidiu apoiar o candidato à reeleição Edgard Gama, que saiu derrotado do pleito, ao invés de lançar a candidatura de sua esposa Crisneilde, derrotada na eleição de 2012, como publicou o site Manchete PB:

“Na entrevista concedida a Rua Nova 87,9 FM de Belém (PB), o parlamentar deixou claro que realizou pelo menos cinco pesquisas de consumo interno para nortear sua decisão. [...] Ricardo reiterou a capacidade de gerenciamento de dona Cris e a sua forte aceitação popular, mas ao final, prevaleceu a humildade dela que preferiu somar para Belém (PB) ganhar mais”.

O empresário Edgard Gama entrou para a história política de Belém como o primeiro prefeito não reeleito, apesar de ter recebido o apoio da empresária Aline Barbosa, proprietária da Indústria Alimentícia Três de Maio; do empresário da IANE Alimentos, deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Ricardo Marcelo, e sua esposa Crisneilde; do governador Ricardo Coutinho e da maior bancada de vereadores da Câmara Municipal, ou seja, do maior grupo político e econômico já formado em Belém.

Nenhum comentário: