Páginas

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Repente: tradição do Nordeste brasileiro


Do Programa Expedições/TV Brasil

Neste episódio, a equipe do Expedições vai atravessar o sertão e chegar na divisa entre os estados de Pernambuco e da Paraíba para encontrar os mais tradicionais repentistas do nordeste brasileiro, na cidade de São José do Egito. 

Uma região assolada pela seca, onde a pecuária de subsistência continua sendo a principal fonte de renda dos moradores, a maioria da população consegue sobreviver graças às frentes de trabalho sazonais e aos programas governamentais. A cada temporada de seca, os moradores de São José do Egito vêem os mais jovens deixarem a cidade para buscar uma oportunidade de trabalho no sudeste do país. 

Hoje em dia a memória do lugar é preservada apenas pelos poemas recitados pelos idosos e da força do Instituto Lourival Batista, fundada pela família do Louro do Pajeú, um dos maiores incentivadores do repente no nordeste, conhecido como “Rei do Trocadilho”. 

Nesta aventura os expedicionários estarão acompanhados de um escritor, uma pesquisadora e músicos: Antônio Marinho, neto do Louro do Pajeú, Maria Alice Amorim e diversos cancioneiros e repentistas. Com rodas de glosa, apresentação de violeiros, cancionistas e repentistas, nossa equipe foi em busca dessa maravilhosa tradição, que retrata o estilo de vida da população desta região tão castigada pela seca.

Nenhum comentário: