Páginas

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Fortes chuvas atingem cidades do Brejo paraibano. Estudante registra bom volume nas proximidades de Belém (PB).

Uma forte chuva atingiu 20 cidades da região do Brejo da Paraíba na madrugada desta quinta-feira (15), conforme números divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa). Serraria, situada a 89 km de João Pessoa, recebeu a maior precipitação, com índice de 35,7 milímetros (mm).

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, da Aesa, as chuvas foram consideradas ‘boas’ e deram para amenizar as temperaturas. A previsão é de que chuvas isoladas poderão ocorrer a qualquer momento. Conforme Marle, o tempo chuvoso foi provocado por vórtices ciclônicos de altos níveis.

As cidades que receberam as maiores precipitações na região foram: Arara 18,9 mm; Areia 12,0 mm; Borborema 28,2 mm; Guarabira 31,8 mm; Pilões 33,6 mm; Serraria 35,7 mm; e Solânea  23,4 mm.

O Técnico em Agropecuária e estudante de Ciências Agrárias, Fabrício Ribeiro, morador no sítio Gambá, município de Bananeiras, distante poucos quilômetros da cidade de Belém, onde também recebeu um bom volume de chuva durante a madrugada desta quinta-feira (15), registrou 12,5 mm de chuva no pluviômetro (imagem acima) instalado em seu sítio: "Obrigado Deus!!! Amanheceu e com uma chuva maravilhosa. Foram 12,5 mm de chuva", comemorou o estudante.

O jovem Fabrício Ribeiro instalou o pluviômetro em abril de 2014, e desde então vem registrando, mensalmente, as precipitações pluviométricas, ou seja, as chuvas que caem em sua pequena propriedade rural. Os dados podem servir para estudos sobre o regime de chuva nesta região próxima à Belém.

Com ResumoPB

Nenhum comentário: