segunda-feira, 20 de março de 2017

Escritora belenense participa de tradicional evento literário paraibano sobre histórias em quadrinhos

A escritora belenense Sabrina Bezerra (centro, na foto), Mestra em História e Bacharela em Direito, participou do tradicional Espaço HQ, evento promovido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (FUNESC), órgão ligado ao Governo da Paraíba. Com o tema “Construindo personagens femininas”, o encontro aconteceu no sábado (18), na Gibiteca Henfil do Espaço Cultural José Lins do Rego.

Pesquisadora de gênero e história das mulheres, a belenense Sabrina Bezerra apresentou o seu livro “Anayde Beiriz: uma biografia em quadrinhos”, lançado em 2016 pela Editora Patmos, dentro da coleção “Primeira Leitura”, que traz um pouco da história de paraibanos contada através da linguagem das HQs, com uma linguagem simples, focando principalmente no público infantil. Dentre os 16 volumes publicados até hoje na coleção, Anayde foi a única mulher retratada.

Espaço HQ

Nesta edição, o Espaço HQ  abordou esta temática importante para profissionais e entusiastas do assunto, que é a representação feminina nas histórias em quadrinhos, meio que já apresentou mulheres extremamente sexualizadas e estereotipadas, chegando ao surgimento do termo “women in refrigerators”, criado pela roteirista Gail Simone quando a namorada do Lanterna Verde foi assassinada e colocada dentro da geladeira, para representar o clichê da violência contra as mulheres como forma de incitar o personagem masculino a cometer um ato heroico.

Debate no IPHAEP

A escritora Sabrina Rafael participará, ainda, na próxima quinta-feira (23), em João Pessoa, de um debate promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (IPHAEP) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no início do mês.

Com a participação da secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana da Paraíba, Gilberta Soares, será debatido o tema: 08 de março, Dia Internacional da Mulher. O que temos a comemorar?


Com informações da Funesc

Nenhum comentário: