Páginas

domingo, 25 de junho de 2017

Músico de família belenense disputa o título de melhor pianista na Suíça


O paraibano Salomão Soares, filho de José Soares, antigo funcionário dos Correios em Belém, e de Maria Soares (Branca), filha da poetiza belenense Dona Geralda Soares, foi selecionado para concorrer ao título de melhor pianista no Montreux Jazz Festival, na Suíça, um dos mais importantes do gênero. 

Confira, a seguir, matéria publicada no site Jornal GGN, do jornalista Luiz Nassif, destacando a participação de Salomão Soares, único representante da América Latina no festival.

***

Jornal GGN -  O maior festival de música da Suíça acaba se selecionar o paraibano Salomão Soares para concorrer ao título de melhor pianista. No Montreux Jazz Festival 2017, o único representante da América Latina apresentará sua composição “Boizinho Universal”, que concorrerá com títulos de músicos franceses, ucranianos, americanos, russos e alemães. O evento acontece entre os dias 30 de junho e 15 de julho.

Hoje, aos 25 anos, Salomão Soares carrega as influências da música brasileira. Nascido em Cruz do Espírito Santo, [na região metropolitana] de João Pessoa,  o instrumentista cresceu tocando saxofone na banda marcial da cidade, batendo triângulo, zabumba e pandeiro.

O pianista, arranjador e compositor começou a tocar profissionalmente em 2004, aos 14 anos, mas foi a partir de 2008 que se debruçou nos estudos de instrumentista. Em São Paulo, Salomão se formou em Piano Popular, pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, orientado pelo pianista André Marques.

Entre diversos trabalhos no cenário musical, o pianista já tocou e gravou com artistas como Hermeto Pascoal, Filó Machado, Gabriel Grossi, Altay Veloso, entre outros. Junto com o projeto “Rodrigo Digão Braz Trio”, o músico participou de festivais pelo Brasil e gravou o álbum “Carvão” (2014). Salomão também produziu e arranjou o cd “Casa que é mundo" (2016), da cantora paraibana Rinah.

Confira a composição que irá concorrer no festival, “Boizinho Universal”:

Nenhum comentário: