Páginas

sábado, 25 de novembro de 2017

Escritor belenense lança livro em homenagem ao irmão preso político na Revolução de 30


No último dia 17 de novembro, o escritor Manuel Barbosa Filho, natural de Belém, lançou um livro em homenagem ao seu irmão, já falecido, intitulado “João Barbosa Neto. Suas lutas na revolução de 30 e 35”. O evento ocorreu no Espaço de Convivência, em Belém, e contou com a presença da prefeita Renata Christinne, familiares, políticos e amigos do escritor, dentre os quais os ex-prefeitos Roberto Flávio e Tarcísio Marcelo, sobrinhos do escritor e homenageado.

Filho do primeiro casamento do antigo chefe político de Belém, Manuel Francisco Barbosa, o qual comprou a Fazenda Grotão e se instalou com a numerosa família em 1910, João Barbosa Neto, também conhecido por Janjão, trilhou uma militância política oposta ao praticado no ambiente familiar, aderindo aos ideais socialistas junto com seu irmão e autor do livro. Essa militância de Janjão o levou à prisão, em 1935, na Ilha das Cobras e, posteriormente, na Ilha de Fernando de Noronha, passando 10 anos preso e sofrendo tortura.

O livro lançado por Manuel Barbosa Filho aborda, com mais detalhes, essa fase turbulenta na vida de Janjão com sua militância política, a qual rendeu encontros e reuniões com figuras conhecidas da história política brasileira, como Luiz Carlos Prestes, Olga Benário e Gregório Bezerra, segundo o livro “A cidade de Belém. Um relato histórico”, publicado por sua irmã Ivonete Lucena Barbosa.





Nenhum comentário: