Páginas

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Raízes do Brejo chega à histórica Serra da Raiz neste final de semana

O projeto Raízes do Brejo – Rota Cultural, que teve início no dia 6 de outubro no município de Belém, continua no próximo final de semana (3 a 5 de novembro) no município de Serra da Raiz, distante cerca de 130 km de João Pessoa, numa região de serras e de clima ameno. A quarta etapa da rota cultural foi concluída no domingo passado (29/10) em Lagoa de Dentro. Cada um dos municípios envolvidos abriga o evento nos finais de semana.
A solenidade de abertura do evento na Serra da Raiz acontece na próxima sexta-feira (3), às 19h00, no Ginásio da Escola Padre Emídio Fernandes, com a Orquestra Joaquim Menezes, Marcelo Lima e Antônia Pereira, apresentação teatral com o Grupo “Arte e Cultura” e Dança Cultural do Grupo do SCFV/CRAS. Os artistas locais irão se apresentar no palco do evento.
O Raízes do Brejo é uma realização Fórum do Turismo Sustentável do Brejo, entidade que atua na promoção da cadeia do turismo na região. O projeto tem o apoio do Governo do Estado por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTUR) e das prefeituras dos municípios que fazem parte da ação entre outras instituições. A rota contempla visitação a engenhos, casarões, estações e linhas férreas, museus, oficinas, feiras de gastronomia e artesanato, shows, além de passeios a cachoeiras e trilhas ecológicas.
Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, o Raízes do Brejo é um importante espaço de visibilidade e reconhecimento da produção cultural paraibana. “A ação promove o acesso à cultura em várias regiões, sendo os locais beneficiados em sua economia e turismo”, afirmou.
Após Serra da Raiz, os próximos municípios a receberem o Raízes do Brejo – Rota Cultural serão: Borborema (10 a 12 de novembro); Dona Inês (17 a 19 de novembro) e Pilõezinhos (24 a 26 de novembro). A programação completa está disponível no site: www.raizesdobrejo.com
História
A região que compreende o município da Serra da Raiz, inclusive o município de Belém, é vinculada ao episódio ocorrido na época da colonização da Paraíba, em 1574, denominado de Tragédia de Tracunhaém. Segundo historiadores, foi na região da Serra da Raiz que o cacique potiguar Ininguaçu teria arregimentado parte da tribo em busca de sua filha Iratembé, raptada por um mameluco que transitava na região da Serra da Copaoba. Os índios potiguaras foram, então, libertar a filha do cacique que estaria aprisionada no Engenho Tracunhaém, do proprietário Diogo Dias, na região do atual município de Goiana, em Pernambuco, e lá teria ocorrido um grande massacre contra os moradores que viviam no engenho.
O município de Serra da Raiz é considerado por alguns historiadores como um dos primeiros aldeamentos da Capitania da Paraíba, pois logo após a tragédia de Tracunhaém os colonizadores portugueses, junto com os índios Tabajaras, que antes derrotara a tribo Potiguara do então aldeamento da Copaoba, região que atualmente compreende os municípios de Serra da Raiz, Belém, Duas Estradas e Sertãozinho, avançaram na colonização da Paraíba.

Assista, abaixo, ao vídeo com um resumo do Raízes do Brejo em Belém:

Nenhum comentário: