sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Governador da Paraíba instalará Escola Técnica de Artes no antigo prédio do DOI-CODI, local de tortura no período da ditadura militar


O governador Ricardo Coutinho assinou na quarta-feira (29/11) a autorização para abertura de processo licitatório da obra de reforma do prédio da antiga Central de Polícia Civil da Paraíba, localizado no bairro do Varadouro, para implantação da Escola Técnica de Artes de João Pessoa.

Com previsão de funcionamento para 2018, a primeira Escola Técnica de Artes do Estado da Paraíba funcionará em horário integral, e permitirá a dezenas de jovens concluírem o ensino médio com habilitação em teatro, dança, música, literatura, cinema, entre outras modalidades das artes.

O blogueiro Walter Santos analisou a ação do governador como uma “quebra de paradigma”, quando transforma o espaço, antes sede do DOI-CODI e local de tortura e repressão da ditadura militar, em um espaço para fomento da arte e cultura.

Leia:

'RC e a quebra de paradigmas substituindo Prédio do DOI-CODI por Escola de Artes

Para algumas gerações mais recentes, talvez haja pouco impacto ou nenhuma importância, mas o fato do Governo do Estado ter tomado a decisão de transformar o antigo prédio do DOI-CODI, no Centro Histórico de João Pessoa, na primeira Escola Técnica Estadual de Artes do Brasil tem simbologia singular porque resgata a liberdade na História e na ambiência de gritos e torturas.

A essência do gesto do governador Ricardo Coutinho em plena quarta-feira de calor e suor transborda a mera questão burocrática no início licitatório da obra porque, na gênese, está a quebra de paradigmas somente possivel por quem entende a importância da memória, da força da cultura e da substituição da dor pela esperança.

Além de tudo mostra a capacidade de gestâo estadual ao promover nova obra emblemática em plena fase de crise econômica braba.

AMBIENTE DE FOMENTO

A atriz Zezita Matos, em nome da classe educativa e cultural, foi quem deu o mote na solenidade enfatizando na fase estruturante adiante da Escola ao cobrar, ao mesmo tempo tendo o endosso do governador, de que os educadores e artistas serão ouvidos e considerados na formatação do conteúdo de Ensino para os futuros estudantes.

A tese, o foco é construir inventividade vasta e ampla pela localização do prédio para servir de referência de formação no Pais. É muita ousadia, mas a Paraiba é cheia disso.

DORES QUE TESTEMUNHEI

Foram várias as vezes que fui ao prédio da Central de Polícia para defender amigos presos pela repressão.

Lembro-me bem da prisão do amigo Walter Dantas, então presidente do Diretório Central dos Estudantes da UFPB, às vésperas do 7 de Setembro no final dos anos 70, quando ele se preparava para soltar um Manifesto pela Redemocratização.

Foi preso sem crime algum, mas na prática perseguido pela Repressão pelo fato de defender simplesmente as liberdades democráticas.

As novas gerações não sabem disso nem entendem como faz mal o clima segregador, a intolerância e falta de liberdade.

Por isso, a atitude de Ricardo extrapola os limites da Fronteira da Paraiba.

A QUEBRA DE PARADIGMA

A substituição do prédio do DOI-CODI por Escola de Artes traduz na essência mostra a força da Politica como fator de transformação social com base em paradigmas de um Governante Progressista que faz a diferença por optar pela escolha do caminho em favor da maioria e pelo fim dos privilégios.

É este contexto de fundo substituindo a Politica voltada para poucos ao longo do tempo pela inclusão de meios em favor de mais gente, da maioria, que faz o governador estar no alvo da Elite nos vários niveis.

A crise causada por setores do judiciário e TCE tem a ver com sua condição de zelo pelo erário público, pois o governo do Estado não é fábrica de dinheiro, e agindo assim irrita quem não faz seu dever de casa.

SÍNTESE

Substituir gemidos por esperança por si só já denota a importância da Politica e do Estado cumprindo seu papel civilizatório fazendo História como poucos têm coragem, coerência e capacidade de gestão.

E isto consolida o governador Ricardo Coutinho pelo diferencial sem dúvidas na História e na comparação com muitos governadores do País.'

Fonte: WSCOM

Nenhum comentário: