quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Vídeo: Chove granizo no Sertão da Paraíba

Os moradores dos municípios de Conceição e Diamante, no Sertão paraibano, tiveram um susto na tarde desta segunda-feira (8) quando uma chuva de granizo foi registrada na zona rural. Segundo a Aesa, o fenômeno foi provocado por causa de uma mudança brusca na temperatura, tendo em vista o calor havia aumentado nos últimos dias.

No município de Conceição, o fenômeno ocorreu no Sitio Alto Quente, por volta das 17h (horário local) e teve duração de aproximadamente 10 minutos. Já no município de Diamante a queda de granizo ocorreu no sítio Cacimba Nova. As duas localidades ficam próximas, entre os dois municípios, a cerca de 22 quilômetros da zona urbana.

A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), Carmem Becker, explicou que o fenômeno acontece devido a concentração de nuvens carregadas, associado a condição da atmosfera. “Esse fenômeno ocorre devido a formação de nuvens em áreas de ar quente, no caso da região semiárida, a geração do ar úmido no momento da chuva provoca essa condição, que pode ser registrada por raios e trovões ou granizo, como ocorreu ontem”, ressaltou.

As previsões para as próximas semanas é de chuva dentro da média na porção oeste da Paraíba. Como o El Niño (anomalia positiva da temperatura do mar no Oceano Pacífico) está neutro e a temperatura da água no Oceano Atlântico está dentro da média, a tendência é de que a Zona de Convergência Intertropical - ZCIT avance para o sul e provoque chuva em grande parte do interior nordestino. A ZCIT é um dos sistemas atmosféricos que mais causam chuva no Sertão.


Adaptado de G1 Paraíba.
Fonte: Geografia PB

Nenhum comentário: