Páginas

quarta-feira, 11 de março de 2009

20 anos de criação da Paróquia Sagrada Família de Belém/PB


A Paróquia Sagrada Família de Belém completa 20 anos de sua fundação. A ereção canônica aconteceu no dia 11 de março de 1989. São vintes anos evangelizando e promovendo a solidariedade na Casa do Pão, na Terra da Paz. Nesta data comemorativa não há como se esquecer do principal idealizador da paróquia, o padre italiano Celestino Tino Grillo, que atuou por vários anos na cidade, e junto com a comunidade construiu a atual igreja matriz dedicada a Sagrada Família.

Outra personagem que também se destacou nessa empreitada foi a saudosa Maria Lira, esposa do ex-prefeito Manoel Xavier de Carvalho. Dona Maria Lira, como era conhecida, abraçou a causa e saiu à luta a fim de angariar recursos para a construção. Deixamos aqui a nossa gratidão a ela e a todas as pessoas que contribuíram da forma que puderam, para erguer este templo católico, mais um símbolo da religiosidade do povo belenense, ao lado da majestosa Igreja Nossa Senhora da Conceição.

Já no ano de 2007, no cinquentenário ano de emancipação política de Belém, a Igreja Matriz da Sagrada Família recebeu uma obra que mereceu e continua merecendo o reconhecimento da população belenense: a construção do altar-mor. Idealizado pelo Padre Pedro Gomes Beserra, o altar-mor da igreja matriz (foto) trouxe a arte religiosa do artesão paraibano João Numero para dentro deste templo belenense, tornando-se mais belo e contemplativo.

Uma das marcas da Paróquia Sagrada Família é o protagonismo dos leigos e evangelizadores. São diversos grupos engajados na evangelização e na ajuda aos mais pobres. Outra marca que surgiu a partir do Congresso Eucarístico Diocesano realizado em Belém no ano de 1999, é a devoção a Eucaristia, tornando-se uma paróquia eminentemente eucarística, prova disso é a quinta-feira de adoração, onde os fiéis lotam a igreja matriz para prestar seu louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento. 

Nenhum comentário: