sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Lixo produzido em Belém começa a ser enviado para aterro sanitário e lixão será fechado nos próximos dias

Imagem aérea atual do lixão de Belém que será extinto nos próximos dias.

Por meio de comunicado, a Prefeitura de Belém anunciou, nesta sexta-feira (25), o início do envio do lixo produzido no município, o qual será destinado ao aterro sanitário construído pelo Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Consires), em Guarabira.

Também foi destacado que nos próximos dias o lixão será fechado completamente, ficando proibido o depósito de todo tipo lixo (residencial, comercial e industrial) na área, a qual passará por um processo de recuperação vegetal e do solo, trazendo benefícios para o meio ambiente e para os moradores das comunidades rurais próximas ao lixão.

Confira o comunicado na íntegra:

COMUNICADO SOBRE ENVIO DO LIXO AO ATERRO SANITÁRIO E FECHAMENTO DO LIXÃO DE BELÉM.

A Prefeitura de Belém comunica à população, aos comerciantes e empresários locais que a partir de hoje, 25 de setembro de 2020, tem início o envio gradativo dos resíduos sólidos (lixo), produzido no município de Belém, para o aterro sanitário em Guarabira, construído através do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos (Consires). 

Portanto, o lixão de Belém será fechado totalmente nas próximas semanas e nenhum tipo de resíduos sólidos (lixo), seja residencial, comercial ou industrial, poderá ser colocado no local, o qual passará por um processo de recuperação da área degradada. No caso dos resíduos produzidos pelas empresas, cada uma delas deve se responsabilizar pelo destino adequado do seu lixo, conforme diz a Lei federal nº 12.305/2010.

A gestão municipal pede ainda a colaboração de todos para que separem o lixo que pode ser reciclado ou reaproveitado, como papel, vidro ou plástico, e entreguem separadamente aos catadores de materiais recicláveis que já realizam o serviço de coleta seletiva em Belém.

Belém, 25 de setembro de 2020.

Secretaria Executiva de Comunicação

Nenhum comentário: