Páginas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Humanização, participação popular, atenção às minorias. Leia a íntegra do discurso de posse da prefeita Renata Christinne


Na noite de ontem, 1º de janeiro de 2017, o novo presidente da Câmara Municipal, Valdo Fernandes, deu posse à primeira mulher prefeita de Belém/PB, Renata Christinne, vencedora da eleição municipal de outubro do ano passado com 5.401 votos (50,90% dos votos válidos).

Durante o discurso, a prefeita Renata destacou as principais ações que pretende desenvolver nos próximos quatro anos de mandato, enfatizando que a “humanização é e será a palavra-chave” de sua administração.

Íntegra do discurso de posse da prefeita Renata:

Boa Noite a todos!

Quero iniciar saudando a mesa...

O Presidente da Câmara...

Saudar todos os vereadores hoje empossados...

Saúdo nosso Vice-Prefeito José dos Santos, companheiro deste desafio que se inicia hoje. A relação de amizade e confiança de Zé Santana com a nossa família vem desde que ele e Roberto foram vereadores juntos.

Senhoras e Senhores... Pertinente iniciar dizendo que este mandato nasce de um projeto de luta, respeito e sonhos, construído em comunhão com os anseios de nossa população por uma cidade mais justa e desenvolvida.

Neste momento quero agradecer, e inicio agradecendo, a Deus, por ter me confiado esta missão. Na nossa vida nada acontece por acaso, tudo tem um propósito de ser e acontecer.  Quero aqui professar minha inabalável fé nesse Ser maravilhoso, reafirmando que não haverei de desviar meus propósitos e ações para o alcance dos objetivos dessa nova tarefa. Suplico a Deus que nos ilumine para agirmos sempre com sabedoria e serenidade nesse governo permitido por ele. 

Quero agradecer a minha família, a minha mãe, minhas tias e irmãos por serem referências na minha vida. Agradecer a minha sogra Dona Ceiçinha e aos meus cunhados e cunhadas. Ao meu esposo Roberto, verdadeiro companheiro de tantos anos, que compartilha comigo todos os momentos bons e difíceis, me encorajando a nunca recuar. É graças a você Roberto, que nossa história é tão cheia de vitórias e realizações. Aos meus filhos Heloisa e Robertinho, que com justa razão reclamam em silêncio a falta de mais convivência, pois o cargo público exige de nós tempo e dedicação. Vocês passaram por isso quando pequenos com o pai e agora já adolescentes com a mãe. Agradeço a vocês por aceitarem este sacrifício e entenderem que esta escolha de servir a nossa cidade em nada diminui nosso amor e atenção por vocês. À minha família dedico este diploma.

Agradecer ao povo da minha querida Belém, que hoje é a minha grande família. Agradeço a população que optou por creditar a nós a possibilidade de nos próximos quatro anos construirmos caminhos coletivos, buscando alternativas para a promoção e o resgate social assim como de tomar decisões voltadas para o bem comum. Agradeço indistintamente a todos, aos mais próximos e aos mais distantes, dos mais conhecidos aos mais anônimos e silenciosos.

Quero mais uma vez registrar aqui que tenho plena convicção da responsabilidade que agora assumo, sabendo que é enorme o desafio. Reafirmo a minha crença na força do trabalho. O trabalho como único instrumento propulsor do desenvolvimento. Para tratar do futuro, reafirmamos os compromissos programáticos reiterados durante e após a campanha e um elenco de ações administrativas que vamos adotar nos próximos quatro anos. Abro aqui um parêntese para dizer que montaremos o melhor time possível, para que o serviço público chegue à população com presteza e qualidade, pois vamos implementar uma prática administrativa que vá além de discursos. Apropriando-me de trechos de falas elogiáveis de grandes oradores digo que  “Não basta que se reconheça a necessidade do bem, é preciso praticá-lo. Não basta anunciar futuro glorioso para o nosso povo, é preciso construí-lo. Não basta que manifestemos reiteradamente nossos votos de uma vida melhor, é preciso mobilizar instrumentos e técnicas para que ela seja realidade”.

Reafirmo que estou pronta para trabalhar e venho com a certeza de que os servidores públicos do nosso município se engajarão nesta luta desde o bom atendimento, o cumprimento dos horários, determinação e dedicação no trabalho. Precisaremos da colaboração incondicional de todos e mais ainda dos meus auxiliares diretos: secretários e detentores de cargos de confiança; dizendo-lhes que o nosso trabalho não tem dia, nem hora, começa agora e só termina daqui a 4 anos. Um trabalho em rede, intersetorial, onde todas as áreas são igualmente importantes. Ratifico que a Humanização é e será a palavra-chave desta administração.

Com o Poder Legislativo, manteremos uma conduta harmônica e democrática. Os vereadores de nossa terra conhecem muito bem suas responsabilidades e tenho certeza: estarão imbuídos do mesmo propósito, que é promover desenvolvimento e prosperidade ao nosso município. Estou preparada para governar ouvindo a todos, portanto, pronta para receber criticas e sugestões.

Com o Poder Judiciário e o Ministério Público, não restringiremos este relacionamento às exigências formais da legislação. Ampliaremos nossas ações e parcerias tendo como alvo: o bem comum, a garantia dos direitos e o exercício da cidadania. Agiremos de forma concomitante e harmônica, de forma parceira e decisiva, observando os critérios da Lei em nosso país.

Não pouparemos esforços para melhorarmos a qualidade do serviço prestado à população em todas as áreas. O planejamento é necessário para a organização do serviço. Otimizar as ações e reforçar parcerias com o governo federal, estadual, entidades privadas e com a sociedade civil organizada é o caminho para o sucesso na administração pública. O verdadeiro desenvolvimento é medido pelo grau de satisfação das pessoas que servem e dos que são atendidos.

Na Infraestrutura: Em toda cidade, sabemos das principais necessidades de ações. Realizaremos novas obras estruturantes e haveremos de concluir as que foram paralisadas.

Na Administração: Melhoraremos a Limpeza Pública, estaremos atentos para adequar os espaços utilizados na feira-livre às necessidades da população, cuidaremos melhor do Patrimônio, veículos e equipamentos do município para que sejam cada vez mais bem utilizados pelos que mais precisam.

Sobre a educação, convocamos a todos: Professores, Técnicos, Pais, Alunos e toda a sociedade para investirmos e lutarmos por uma Educação cada vez melhor. Alfabetizando nossas crianças, diminuindo o analfabetismo funcional e aumentando as oportunidades de aprendizagem de jovens e adultos. Implantaremos o Ensino em Tempo Integral e trabalharemos para melhorar os índices de Educação no nosso município. Defendemos também toda forma de incentivo a formação superior. Acreditamos que só a educação é capaz de modificar o ser humano e o local onde ele vive.

Sobre a saúde, afirmamos que não faltarão políticas públicas próprias na área de saúde para facilitar o acesso de todos que dela precisem, melhorando as condições de vida das pessoas mais simples de nossa Belém. Ações do Programa Saúde da Família voltadas à Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Homem e Saúde da Pessoa Idosa, assim como as áreas de Saúde Bucal, Reabilitação, Vigilâncias e Policlínica promovendo resultados positivos observados em curto e médio prazo. Nosso compromisso e carinho especial com nossa população da terceira idade com a implantação do serviço municipal de atendimento domiciliar.

Assistência Social: Precisamos proporcionar oportunidades para que aconteça uma maior inclusão social. Mais uma vez recorro a frases de personalidades brasileiras e cito agora uma do romancista e socialista baiano Jorge Amado: “Pobreza é a falta de oportunidades para desenvolver seu próprio talento”. Com este pensamento, investiremos na capacitação profissional, oferecendo condições para qualificar a nossa mão de obra, como também de atrairmos novos investimentos geradores de trabalho para o nosso município. Teremos uma atenção especial às minorias. Trabalharemos para os que mais precisam, pois não é justo agraciar a poucos em prejuízo de muitos. 

Agricultura e Meio Ambiente: Nesta jornada percorreremos todo o nosso município. Iniciaremos um cadastramento para identificar o perfil dos moradores rurais: produtores e criadores. Trataremos da questão da água e do abastecimento, das estradas e corte de terra e construção e recuperação de barreiros. Com equipe técnica e qualificada levaremos ao homem do campo condições de desenvolverem melhor seu trabalho.

Esporte e Turismo: Reorganizaremos os jogos escolares, valorizando diversas modalidades esportivas; Investiremos no esporte amador por meio de várias competições durante o ano, concluiremos o Centro Poliesportivo e investiremos na construção de novas quadras.  Valorizaremos o calendário de festas locais, renovando as parcerias para a estruturação das festas tradicionais do município e desenvolveremos ações que envolvam os pontos turísticos da cidade e construiremos praças públicas nos bairros.

Na Cultura: Incentivaremos a criação de novas propostas para a visita e utilização da Biblioteca Pública. Criaremos inciativas como o Prêmio Belém de Cultura, com premiação de artistas nas áreas de música, dança, teatro, literatura e artes plásticas. Para a nossa juventude, criaremos um centro de formação e capacitação de jovens em setores culturais. Para este ano, desenvolveremos ações voltadas ao aniversario de 60 anos da nossa cidade.

Todas essas ações serão garantidas através da participação popular. E esse trabalho se dará tanto através do fortalecimento dos conselhos municipais e das grandes conferências realizadas em várias áreas. Quero ainda ressaltar que o nosso governo trabalhará para todo o município, focando principalmente o contingente de pessoas que mais precisam dos nossos serviços. Essa é a nossa meta, esse é o nosso desejo. Enquanto imprimimos uma prática político-governamental ética, confiamos na construção de uma comunidade em que seja ausente a miséria e a opulência, em que não haja déspotas ou senhores absolutos da coisa pública, em que não haja, definitivamente, qualquer espécie de sonegação às reivindicações sociais. 

Assim, vamos ao trabalho, pois ele é a matéria prima mais importante na construção deste edifício chamado Esperança. Esperança que não significa apenas esperar, mais principalmente acreditar que com planejamento e trabalho haveremos de levar a toda população mais qualidade de vida e dias melhores.   

Um Feliz e Próspero Ano Novo!

Que Deus ilumine a todos nós. Que Deus ilumine nossa querida Belém! 

Muito obrigada!

Nenhum comentário: